Tanto o clareamento a laser como o caseiro removem os pigmentos presentes na estrutura dental esmalte-dentina dos dentes vitalizados. A diferença, no entanto, está que o clareamento caseiro é realizado através da aplicação de gel clareador numa moldeira de silicone que deverá ficar em contato com os dentes todos os dias durante três a quatro semanas o que exige disciplina e paciência por parte do usuário. Já o clareamento dental a laser é realizado em uma única sessão no consultório. Com base em nossa experiência de mais de 10 anos em clareamento, para obter um resultado mais preciso e rápido conjugamos as duas técnicas. O tratamento se inicia com uma sessão em consultório e, depois, são feitas algumas aplicações da moldeira.
Algumas dúvidas sobre Clareamento Dental.
1. Quais são os casos que têm restrições para fazer Clareamento Dental ?
Dentes com restaurações e com endodontia não irão sofrer a ação do clareamento, bem como próteses e implantes. Pessoas com hipersensibilidade dentinária, que fizeram quimioterapia e radioterapia há pouco tempo, e pessoas com menos de 16 anos e grávidas não estão indicadas a fazer uso do clareamento. Outros fatores que interferem no tratamento são dentes que sofreram alteração durante sua fase de formação, como uso de tetraciclina, hipoplasia dentinária e fluorose dentária.
2. Por que nem sempre o dente fica branquíssimo após o clareamento?
O dente é um elemento policromático, sua cor é determinada pela dentina, que é amarela. Enquanto que o esmalte dental é translúcido. Quanto mais fino for o esmalte, mais amarelo fica o dente. Dessa forma, quanto mais mineralizado for o esmalte, mais claro ficará. A cor do dente não altera com o processo de clareamento, somente saturação desta cor, ou seja, há dentes que não alteram muito o grau de saturação. Por isso, esteja ciente da possibilidade de seu sorriso não ficar como o esperado. 3. Por que os dentes escurecem com a idade?
Com o passar dos anos, o esmalte sofre desgastes e por sua vez a dentina torna-se mais espessa pela formação de camadas reparadoras, tornando o dente mais escuro. Este pode ser um fator que impede que os dentes clareiem absolutamente neste caso.
4. Dentes com endodontia podem ser clareados?
Dentes desvitalizados são clareados com outra técnicas. Aplicação de lentes de contato clique aqui ou também o gel clareador pode ser inserido na parte interna do dente e é trocado como um curativo, por algumas sessões até a obtenção do resultado desejado..
5. Os dois métodos podem ser conjugados?
Para intensificar e obter um resultado mais preciso e rápido, é comum conjugar as duas técnicas. O tratamento se inicia com uma sessão em consultório e, depois, são feitas algumas aplicações da moldeira.
6. Quais são os cuidados que se deve ter ao realizar o clareamento dental?
É importante o uso de uma pasta de dente para dentes sensíveis e de um enxaguante bucal com flúor para minimizar os impactos da sensibilidade dentinária. A pessoa precisa, também, ter cuidado com a alimentação, evitando alimentos que mancham os dentes e alimentos ácidos. O cigarro deve ser evitado.
7. Quais os problemas que podemos ter se não tivermos a orientação de um dentista?
O paciente pode aplicar o gel em demasia, causando queimaduras, ou aplicá-lo em uma parte incorreta da placa, sem obter resultado. Outro inconveniente pode ser a aplicação sobre raízes expostas ou dentes com cárie, gerando uma pupite, sendo necessária a realização da endodontia (tratamento de canal). Utilizar por tempo excessivo pode causar reabsorção e enfraquecimento do dente. Somente o dentista está habilitado para aplicar, orientar e supervisionar o clareamento.